Colecistite Aguda
A colecistite aguda é a inflamação da vesícula biliar. A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra no lado direito do abdômen, abaixo do fígado. A vesícula biliar armazena um fluido digestivo que é liberado no intestino delgado (bile).
Na maioria dos casos, cálculos biliares que bloqueiam o ducto (canal) que sai da vesícula biliar causam colecistite. Isso resulta em um acúmulo de secreção no interior da vesícula biliar, o que pode causar inflamação. Outras causas de colecistite incluem problemas nos ductos biliares, tumores, doenças graves e certas infecções.
Se não for tratada, a colecistite pode levar a complicações graves, como perfuração e ruptura da vesícula biliar. O tratamento para colecistite geralmente envolve a remoção da vesícula biliar.
Sintomas
Sinais e sintomas de colecistite podem incluir:
- Dor intensa no abdome superior direito ou no centro do abdome superior;
- Dor abdominal que se espalha para o ombro direito ou para as costas;
- Náuseas após refeições;
- Vômitos;
- Febre;
- Pele e olhos amarelados.
Os sinais e sintomas de colecistite costumam ocorrer após uma refeição, principalmente de grande volume ou de maior teor gorduroso.
Causas
A colecistite ocorre quando a vesícula biliar fica inflamada. A inflamação da vesícula biliar pode ser causada por:
- Cálculos biliares
Na maioria das vezes, a colecistite é o resultado de partículas duras que se desenvolvem na vesícula biliar (cálculos biliares). Os cálculos biliares podem bloquear o canal (ducto cístico) através do qual a bile flui quando sai da vesícula biliar. A bile então se acumula, causando inflamação.
- Tumor
Um tumor pode impedir que a bile seja drenada adequadamente da vesícula biliar, causando acúmulo de bile que pode levar à colecistite.
- Obstrução do ducto biliar
A torção ou cicatrização dos ductos biliares pode causar bloqueios que levam à colecistite.
- Infecção
Certas infecções (exemplo: dengue, pielonefrite) podem desencadear inflamação da vesícula biliar.
- Problemas nos vasos sanguíneos
Uma doença muito grave pode danificar os vasos sanguíneos e diminuir o fluxo sanguíneo para a vesícula biliar, levando à colecistite.
Fatores de risco
Ter cálculos biliares é o principal fator de risco para o desenvolvimento de colecistite.
Complicações
A colecistite pode levar a várias complicações graves, incluindo:
- Infecção dentro da vesícula biliar
Se a bile se acumular na vesícula biliar continuamente, a bile pode acabar infeccionando.
- Morte do tecido da vesícula biliar
A colecistite não tratada pode causar a morte do tecido da vesícula biliar (gangrena). É a complicação mais comum, especialmente entre os idosos, aqueles que esperam para receber tratamento e aqueles com diabetes. Isso pode levar a um rasgo na vesícula biliar ou pode causar a ruptura da vesícula biliar.
- Vesícula biliar perfurada
Uma perfuração na vesícula biliar pode resultar de inchaço da vesícula biliar, infecção ou morte do tecido.
Prevenção
Você pode reduzir o risco de colecistite seguindo as seguintes etapas para evitar cálculos biliares:
- Perder peso lentamente
A rápida perda de peso pode aumentar o risco de cálculos biliares. Se você precisa perder peso, tente perder 0,5 a cerca de 1 quilo por semana.
- Manter um peso saudável
Estar acima do peso aumenta a probabilidade de desenvolver cálculos biliares. Para atingir um peso saudável, reduza as calorias e aumente sua atividade física. Mantenha um peso saudável comendo bem e se exercitando.
- Escolha uma dieta saudável
Dietas ricas em gordura e pobres em fibras podem aumentar o risco de cálculos biliares. Para diminuir o risco, escolha uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais.
Quando consultar um médico?
Marque uma consulta com seu médico se tiver sinais ou sintomas abdominais preocupantes ou recorrentes.
Se sua dor abdominal for tão forte que você não consegue ficar de pé ou em posição confortável, peça para alguém levá-lo ao pronto-socorro.
Um cuidado especial deve ser dado aos pacientes idosos, ou aos pacientes diabéticos, pois eles podem muitas vezes ser diagnosticados tardiamente, quando os sintomas apresentados já refletem uma complicação da colecistite.
Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.
AGENDE AGORA A SUA CONSULTA