COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA (CIRURGIA DE VESÍCULA BILIAR)
A colecistectomia videolaparoscópica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo com o intuito de remover a vesícula biliar através de pequenas incisões cirúrgicas no abdome.
Esta técnica é atualmente considerada o tratamento de escolha para pacientes com cálculos biliares na vesícula, pois leva a uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.
Quando a cirurgia é indicada?
A colecistectomia deve ser realizada se você apresenta algum problema específico da vesícula biliar, com por exemplo sintomas relacionados à inflamação (colecistite) ou à presença de pedras (colelitíase).
O objetivo do procedimento é eliminar a origem dos sintomas e evitar recidivas do quadro clínico que levou o paciente a buscar atendimento médico.
Benefícios e riscos da cirurgia
A remoção da vesícula biliar aliviará a dor, tratará a infecção e, em geral, prevenirá que você volte a apresentar cálculos biliares.
Os riscos de não se fazer a cirurgia são: a possibilidade de agravamento dos sintomas, infecção ou ruptura da vesícula biliar.
Algumas complicações possíveis da cirurgia incluem: infecção de ferida operatória, cicatrizes elevadas, hérnia na incisão, complicações da anestesia, sangramento, lesão de ducto biliar ou tecido hepático; e muito raramente, perfuração intestinal.
Estes riscos são minimizados quando você é tratado por uma equipe experiente, com expertise em cirurgias do aparelho digestivo.
Expectativas peri-operatórias
Antes de sua operação
A avaliação pré-operatória geralmente inclui a realização de exames de sangue, ultrassonografia abdominal e avaliação pelo cardiologista.
Você será avaliado pelo cirurgião e pelo anestesista, para revisar seu histórico de saúde e medicamentos em uso, bem como discutir opções de controle da dor e cuidados perioperatórios.
No dia da operação
Você não deve se alimentar por pelo menos 8 horas antes, e nem ingerir líquidos por pelo menos 3 horas que antecedem a cirurgia.
Medicações de uso habitual podem ser ingeridos com pequeno gole de água.
Recuperação pós-operatória
Com uma evolução pós-operatória favorável, geralmente você receberá alta em um dia após o procedimento videolaparoscópico.
Volte para reavaliação no hospital e contacte a equipe cirúrgica no pós-operatório caso você apresente no pós-operatório:
- Dor abdominal intensa;
- Febre, medida no termômetro (temperatura > 37,8 ºC);
- Pus e aumento da secreção em sua incisão cirúrgica;
- Surgimento de coloração muito amarelada na pele (icterícia).
AGENDE AGORA A SUA CONSULTA