Cirurgia bariátrica
O Bypass gástrico e outras cirurgias para perda de peso – conhecidas coletivamente como cirurgias bariátricas – envolvem fazer alterações anatômicas em seu sistema digestivo para ajudá-lo a perder peso.
Alguns procedimentos limitam a quantidade de alimentos que você pode comer, enquanto que outros reduzem a capacidade do corpo de absorver nutrientes.
Já alguns outros procedimentos fazem as duas coisas combinadas.
Por que é feito?
A cirurgia bariátrica é feita para ajudar na perda do excesso de peso e redução do risco de problemas sérios de saúde relacionados ao peso, como por exemplo:
- Pressão alta;
- Diabetes tipo 2;
- Doença cardíaca e acidente vascular cerebral;
- Esteato-hepatite não alcoólica (NASH);
- Apnéia do sono, entre outros.
Para quem é?
As indicações para o tratamento cirúrgico de obesidade são regulamentadas pelos consensos internacionais.
Os pacientes são considerados candidatos ao tratamento cirúrgico quando:
- Seu IMC é ≥ 40 kg/m2, ou IMC ≥ 35 kg/m2 somadas a doenças associadas à obesidade como: diabetes tipo 2, pressão alta ou apneia do sono grave;
- Os tratamentos clínicos de redução de peso realizados anteriormente não obtiveram resultado satisfatório;
- São psicologicamente estáveis;
- Não são dependentes de álcool ou drogas;
- Têm risco cirúrgico aceitável.
Como você se prepara?
O paciente candidato à cirurgia bariátrica deve estar disposto e apto a cumprir fielmente as recomendações dietéticas no período pós-operatório.
Também deve estar disposto a fazer mudanças permanentes para levar um estilo de vida mais saudável, realizar atividades físicas regulares, além de manter um acompanhamento médico e nutricional com regularidade.
Se você se qualificar para a cirurgia bariátrica, sua equipe médica lhe dará instruções sobre como se preparar para seu tipo específico de cirurgia bariátrica.
Você passará por testes de laboratório e exames de imagem antes da cirurgia, bem como avaliações multidisciplinares compostas por consultas com cirurgião, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, cardiologista, pneumologista e outros especialistas caso necessário.
Você participará de planos de acompanhamento de longo prazo que incluem o monitoramento de sua nutrição, seu estilo de vida e comportamento e suas condições de saúde.
Uma adequada avaliação e educação nutricional são extremamente importantes no preparo pré-operatório.
Tipos de cirurgia bariátrica
Aqui está um breve resumo de dois tipos de cirurgias bariátricas mais comumente realizadas atualmente:
- Bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR)
Este procedimento é a técnica mais utilizada no mundo, considerado atualmente a técnica padrão-ouro, pela perda de peso eficaz e persistente, e com poucos efeitos colaterais.
O bypass gástrico funciona diminuindo o volume de alimentos que você pode comer a cada refeição e também reduzindo a taxa de absorção dos nutrientes.
O cirurgião secciona a parte superior do estômago, confecciona uma pequena bolsa gástrica. O estômago funcional resultante do grampeamento cirúrgico (pouch gástrico) possui volume de aproximadamente 30 a 50 ml. Em seguida, o cirurgião desconecta uma porção do intestino delgado e emenda parte dele diretamente na bolsa gástrica.
A comida então chegará nesta pequena bolsa do estômago (pouch), e já cai em seguida diretamente no intestino delgado suturado a ela.
Consequentemente, os alimentos não irão mais passar pela maior parte do estômago (estômago excluso) e em parte do intestino delgado.
- Gastrectomia em Sleeve ou gastrectomia vertical
Na gastrectomia vertical (Sleeve), cerca de 80% do estômago é removido, deixando uma bolsa gástrica longa com capacidade de 150 a 200 ml, semelhante a um tubo.
Este estômago menor não armazena mais a quantidade de comida habitual e produz-se menos grelina, o hormônio regulador do apetite, levando a diminuição do desejo de comer.
A gastrectomia vertical costuma ser mais indicada para pacientes com IMC menores, pacientes mais idosos, do sexo masculino, e alguns outros casos específicos de IMC muito elevado.
Algumas vantagens deste procedimento incluem perda de peso sem necessitar de seccionar e suturar o intestino delgado, menores índices de complicações nutricionais como anemia e déficits vitamínicos.
O que você pode esperar?
A cirurgia bariátrica é feita em hospital, sob anestesia geral. A internação dura em média 2 dias, a depender da sua recuperação pós-operatória.
Hoje, a maioria dos tipos de cirurgia bariátrica é realizada por laparoscopia.
O laparoscópio é um pequeno instrumento com uma câmera acoplada inserido através de pequenas incisões no abdômen, permitindo que o cirurgião veja e opere dentro de seu abdômen sem fazer as tradicionais incisões extensas.
A cirurgia laparoscópica torna sua recuperação mais rápida e curta, e com menos dor no pós-operatório.
Qual técnica cirúrgica escolher?
A melhor opção de cirurgia a ser escolhida em cada paciente depende do perfil do paciente e das doenças associadas, bem como da experiência da equipe médica.
Sua equipe médica levará em consideração diversos fatores incluindo índice de massa corporal, hábitos alimentares, demais problemas de saúde, histórico de cirurgias anteriores e os riscos envolvidos em cada procedimento.
Cada tipo de cirurgia bariátrica tem seus prós e contras. Certifique-se de conversar com seu médico sobre eles.
Além disso, lembre-se de que você deve fazer mudanças saudáveis permanentes em sua dieta e fazer exercícios regulares para ajudar a garantir a manutenção do sucesso a longo prazo da cirurgia bariátrica.
AGENDE AGORA A SUA CONSULTA