Câncer de estômago
O câncer de estômago geralmente não causa sintomas até que esteja em um estágio avançado.
Os sintomas do câncer de estômago podem incluir:
- Dor ou desconforto epigástrico;
- Sangramento do tumor, que pode levar a vômitos com sangue ou fezes escuras;
- Perda de peso;
- Anemia por deficiência de ferro, por perda de sangue persistente;
- O tumor pode também obstruir o estômago, causando perda de peso acentuado, náuseas, vômitos, sensação de saciedade ou inchaço.
No panorama geral, o câncer gástrico está diminuindo em frequência. No entanto, estamos vendo um aumento alarmante na incidência de câncer gástrico em pacientes jovens.
Felizmente, novos avanços de tratamento e técnicas cirúrgicas aprimoradas estão permitindo que os pacientes com câncer gástrico vivam mais do que anteriormente.
Os pacientes geralmente são diagnosticados com a endoscopia digestiva alta, que visualiza uma massa ou úlcera no estômago, o qual é então biopsiada. A biópsia então confirmará o diagnóstico de câncer de estômago.
A seguir os pacientes devem então ser submetidos ao estadiamento clínico – classificação do grau da doença baseada em outros exames complementares, como tomografia computadorizada e ecoendoscopia, para verificar se o câncer se espalhou para outros órgãos.
A cirurgia pode ser tanto curativa, quanto pode ser útil nos casos mais avançados para aliviar os sintomas obstrutivos causados pelo tumor. A cirurgia pode envolver a retirada parcial ou total do órgão, e subsequente reconstrução (emenda) do estômago remanescente com o intestino delgado, ou reconstrução direta do esôfago com o intestino delgado.
Técnicas e instrumentos cirúrgicos avançados que nos permitem expandir a aplicação da cirurgia minimamente invasiva, desde cânceres gástricos iniciais até cânceres gástricos mais avançados. A abordagem minimamente invasiva é muito benéfica para os pacientes, está associada a menos dor pós-operatória, retorno precoce da função intestinal e menor tempo de internação.
Dependendo da extensão da ressecção gástrica, os pacientes podem precisar de injeções intramusculares mensais de vitamina B12 e suplementação oral de ferro com vitamina D e ácido fólico.
A consulta com um especialista é importante para diagnosticar o câncer de estômago e iniciar o tratamento adequado, bem como o acompanhamento posterior para monitorizar a evolução do tratamento.
O seu médico especialista irá discutir a possibilidade, os riscos e benefícios da cirurgia de câncer de estômago com você. É importante que você esteja ciente dos benefícios, riscos e cuidados pós-operatórios necessários antes de ser submetido a qualquer procedimento cirúrgico.
Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.
AGENDE AGORA A SUA CONSULTA