Apendicectomia
Apendicectomia é uma cirurgia para remover o apêndice cecal quando está inflamado e/ou infectado, condição chamada de apendicite aguda. A apendicectomia é uma das cirurgias de emergência abdominal mais comumente realizadas.
O apêndice cecal é um pequeno órgão semelhante ao intestino fino que está ligado ao intestino grosso do lado direito. Ele fica na parte inferior direita da sua barriga. Se você tiver apendicite, seu apêndice deve ser removido o quanto antes. Se não for tratado, seu apêndice pode se romper.
Existem 2 tipos de cirurgia para remover o apêndice. O método mais novo e menos invasivo é a apendicectomia laparoscópica. O método clássico é a apendicectomia aberta.
- Apendicectomia Laparoscópica:
Este método é menos invasivo. Isso significa que é feito sem uma grande incisão. Em vez disso, são feitos 3 pequenos cortes. Um tubo longo e fino chamado laparoscópio é colocado em uma das incisões. Tem uma pequena câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos. O cirurgião consegue visualizar estruturas dentro de seu abdômen através um monitor de vídeo para ver e orientar as ferramentas e realizar a cirurgia. O apêndice cecal é então removido através de uma das incisões.
Quando a laparoscopia é usada?
- Apendicectomia aberta:
Um corte ou incisão de cerca de 2 a 4 polegadas de comprimento é feito no lado inferior direito de sua barriga, ou abdômen. O apêndice é retirado através da incisão.
Durante uma cirurgia laparoscópica, seu médico pode decidir que uma apendicectomia aberta é necessária se houver sinais de complicação. Uma apendicectomia laparoscópica pode causar menos dor e cicatrizes do que uma apendicectomia aberta.
Para qualquer tipo de cirurgia, a cicatriz geralmente é difícil de ver após cicatrizada.
Ambos os tipos de cirurgia têm baixo risco de complicações. Uma apendicectomia laparoscópica tem uma permanência hospitalar mais curta, menor tempo de recuperação e menores taxas de infecção.
Por que eu poderia precisar de uma apendicectomia?
Você pode precisar de uma apendicectomia para remover seu apêndice se apresentar sintomas de apendicite.
A apendicite é uma emergência médica. É quando seu apêndice fica dolorido, inchado e infectado.
Se você tem apendicite, existe um sério risco de seu apêndice estourar ou romper. Isso pode acontecer assim que 48 a 72 horas após os sintomas. Pode causar uma infecção grave e com risco de vida chamada peritonite na barriga.
Se você tiver sintomas de apendicite, procure atendimento médico imediatamente.
Quais são os riscos de uma apendicectomia?
Algumas complicações possíveis de uma apendicectomia incluem:
- Sangramento;
- Infecção da ferida;
- Infecção e vermelhidão e inchaço (inflamação) da barriga que pode ocorrer se o apêndice estourar durante a cirurgia (peritonite);
- Intestino obstruído.
Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.
AGENDE AGORA A SUA CONSULTA