Hérnia Inguinal

A hérnia inguinal é uma condição comum que ocorre quando parte do intestino se projeta através de uma abertura na parede muscular abaixo da virilha.

A hernioplastia inguinal por robótica é um procedimento menos invasivo que oferece um tempo de recuperação mais rápido, fazendo com que o paciente retorne mais cedo para a sua rotina. Traz maior segurança e menos complicações pós-operatórias do que a cirurgia aberta, pois não há necessidade de um grande corte na parede abdominal do paciente. Outras vantagens incluem menos dor e sangramento.

Como o procedimento é realizado?

O procedimento é realizado inserindo o endoscópio (micro câmera que gera uma visão 3D de dentro do abdome) através de um pequeno corte de 15 mm abaixo do umbigo. Dois pequenos cortes de 10 mm adicionais são feitos a 8 cm laterais ao umbigo. Através destes cortes, finas cânulas do calibre de uma caneta são acopladas na parede abdominal, para permitir a entrada e saída das pinças robóticas.

O cirurgião e sua equipe acoplam os braços mecânicos do robô às pinças, para permitir que haja o controle remoto dos braços. O cirurgião então assume o controle dos braços robóticos através de um console instalado na sala de cirurgia e executa o procedimento de forma meticulosa.

Com esta técnica, é possível o tratamento simultâneo de hérnia à direita e à esquerda, sem a necessidade de cortes adicionais.

Após a correção da hérnia inguinal, o cirurgião implanta telas sintéticas flexíveis, que vão reforçar a parede abdominal internamente e diminuir a chance de retorno da hérnia no futuro. A fixação da tela pode ser feita através de cola cirúrgica ou clips absorvíveis.


Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.

AGENDE AGORA A SUA CONSULTA