Apendicite aguda

A apendicite é uma inflamação do apêndice cecal, um órgão tubular fino em forma de dedo que se projeta do cólon, no lado inferior direito do abdômen.

A apendicite causa dor no abdome inferior direito. No entanto, na maioria das pessoas, a dor começa ao redor do umbigo e depois se move. A medida que a inflamação piora, a dor da apendicite geralmente aumenta e, eventualmente, pode tornar-se grave.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver apendicite, na maioria das vezes ocorre em pessoas com idade entre 10 e 30 anos. O tratamento padrão é a remoção cirúrgica do apêndice (apendicectomia).

Sintomas:

Sinais e sintomas de apendicite podem incluir:

O local da dor pode variar, dependendo da sua idade e da posição do seu apêndice.

Nas gestantes, a dor pode parecer vir do abdome superior pois o apêndice se localiza mais superiormente durante a gravidez.

Causas

A causa mais provável da apendicite é uma obstrução no interior do apêndice, que resulta em infecção.
As bactérias se multiplicam rapidamente, fazendo com que o apêndice fique inflamado, inchado e cheio de pus.

Se não for tratado, o apêndice pode se romper.

Complicações

A apendicite pode causar complicações, como:

Perfuração e ruptura

Uma perfuração do apêndice espalha a infecção livremente por todo o abdômen (peritonite). Esta condição requer cirurgia imediata para remover o apêndice e limpar a cavidade abdominal. Formação de coleção de pus no abdômen

Se o seu apêndice se romper, você pode desenvolver uma coleção infectada delimitada (abscesso). Na maioria dos casos, é feita a drenagem do abscesso colocando um tubo através da parede abdominal no abscesso. O tubo é deixado no local por uma a duas semanas, e você deverá receber antibióticos para eliminar a infecção. Quando a infecção melhorar, você será submetido a uma cirurgia para remover o apêndice.

Em alguns casos, o abscesso é drenado e o apêndice é removido precocemente.

Quando consultar um médico?

Marque uma consulta com um cirurgião caso você ou seu familiar apresente sinais ou sintomas preocupantes. Dor abdominal intensa requer atenção médica imediata.


Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.

AGENDE AGORA A SUA CONSULTA