Cirurgia para hérnia inguinal

Hérnia inguinal

Existem dois tipos gerais de operações de hérnia inguinal – reparo de hérnia inguinal por técnica aberta, e reparo de hérnia por acesso minimamente invasivo (laparoscópico, ou via robótica).

Cada paciente é avaliado individualmente e os planos de tratamento são projetados especificamente para atender às suas necessidades e cada situação.

Reparo por abordagem minimamente invasiva

Um pequeno tubo equipado com uma pequena câmera (laparoscópio) é inserido em uma incisão. Guiado pela câmera, o cirurgião insere instrumentos finos através de outras pequenas incisões para corrigir a hérnia usando uma tela sintética.

A tela é frequentemente usada para ajudar a fortalecer o reparo da hérnia e reduzir o risco de recorrência.

Este procedimento requer um especialista confortável com técnicas minimamente invasivas. As pessoas que são submetidas a um reparo minimamente invasivo costumam ter menos desconforto e cicatrizes menores após a cirurgia, risco reduzido de infecção da ferida, menor tempo de internação pós-operatória e um retorno mais rápido às atividades normais.

A cirurgia de hérnia minimamente invasiva permite que o cirurgião evite tecido cicatricial de um reparo cirúrgico anterior da mesma hérnia, por isso pode ser uma boa opção para pessoas cujas hérnias recidivaram após a cirurgia de hérnia aberta.

Também pode ser uma ótima opção para pessoas com hérnias em ambos os lados do corpo (bilateral), evitando-se duas cicatrizes extensas.


Com um cirurgião experiente, os riscos de complicações ou recorrência são comparativamente os mesmos de um procedimento aberto. No entanto, nem todos os pacientes serão candidatos a procedimentos minimamente invasivos, incluindo pacientes com múltiplas aderências de cirurgia abdominal prévia ou com condições cardiopulmonares que não permite a insuflação do abdome com ar.

Reparo por técnica aberta

Neste procedimento, que pode ser feito com raquianestesia ou anestesia geral, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra o tecido saliente de volta para o abdômen. O cirurgião então sutura a área enfraquecida, muitas vezes reforçando-a com uma tela sintética (hernioplastia). A abertura é então fechada com pontos.

 

Os procedimentos por técnica aberta podem ser ideais para pacientes com hérnias grandes ou múltiplas. Pacientes com cirurgia abdominal prévia também são bons candidatos para procedimentos abertos, pois o tecido cicatricial no abdome forma aderências que podem tornar as operações minimamente invasivas difíceis ou até perigosas. Após a cirurgia, você será estimulado a se movimentar precocemente – por exemplo, caminhadas leves, mas pode levar várias semanas até que você possa retomar suas atividades normais.

Este conteúdo tem fins meramente informativos e não substitui a consulta médica.

AGENDE AGORA A SUA CONSULTA